Como melhorar sua fertibilidade natural


No dia da ovulação ocorrerá uma queda da temperatura, seguida por aumento de pelo menos um grau Celsius nas 24 horas subseqüentes e mantido por 14 dias consecutivos.
Com a chegada da menstruação, a temperatura basal corpórea voltará a cair. Em caso de uma possível gravidez a temperatura não apresentará a queda esperada e se manterá aumentada.
Anotar as temperaturas em um gráfico ou agenda pode facilitar a visualização do comportamento da temperatura basal corpórea e o padrão específico de cada mulher.

AVALIAÇÃO DO MUCO DO COLO UTERINO

O muco que sai do colo uterino pode ser percebido na entrada da vagina e apresenta características relacionadas a ovulação quando se apresenta escorregadio e claro (transparente), com consistência elástica, podendo formar “fios” quando esticado entre os dedos. A secreçãovaginal pode se apresentar com outras características, típicas de  muco do colo uterino dos períodos não-férteis como: seca, levemente úmida, úmida e pegajosa. A quantidade de muco também aumenta progressivamente ao longo do período menstrual, sendo máxima no dia da ovulação. A observação dessa característica, associada a curva de temperatura basal, se correlaciona muito bem com o momento da ovulação, às vezes de forma mais acurada que o cálculo do período fértil.

OUTRAS ALTERAÇÕES FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS

Embora discretas essas modificações do corpo podem auxiliar no reconhecimento do período fértil e somar-se a outras informações importantes.
Durante a ovulação, pode ocorrer dor em baixo ventre, aguda e contínua, durante dois a três dias, podendo se localizar mais lateralmente. O aumento da libido também é evidente para grande parte das mulheres que ovulam, principalmente devido a alterações hormonais. Outras mulheres podem apresentar diferentes modificações do humor que não se evidenciam em outros dias do período menstrual.
Observar as modificações cíclicas de seu corpo pode ser uma forma muito útil de aumentar sua fertilidade.

CÁLCULO DO PERÍODO FÉRTIL

Para mulheres com ciclos menstruais regulares e de 28 dias de duração, o dia provável da ovulação seria ao 14º dia do ciclo, considerando que o primeiro dia do ciclo seja o primeiro dia da menstruação. Dessa forma, o período fértil se estenderia do 11º ao 17º dias do ciclo menstrual.

No entanto, a grande maioria das mulheres não apresenta ciclos de 28 dias de duração e, mesmo numa mulher com ciclos menstruais regulares, pode haver pequenas variações de duração dos ciclos. Considera-se normal, os ciclos menstruais com duração entre 21 e 35 dias.

Para aumentar a acurácia do cálculo do período fértil, orienta-se observar os intervalos entre as menstruações (duração dos ciclos menstruais) por um período de três a seis meses. Com essas informações, consideram-se como parâmetros a duração do ciclo mais longo e do ciclo mais curto. Do ciclo mais curto, subtrai-se 17 dias (14 dias da ovulação menos três dias após o ciclo). O intervalo de dias encontrado no cálculo entre o ciclo mais longo e o ciclo mais curto será considerado o período fértil dessa mulher.

EXEMPLO:

Ciclo mais curto: 26 dias
Ciclo mais longo: 30 dias
Ciclo mais curto subtrai-se 17 dias: 26-17= 9º dia
Ciclo mais longo subtrai-se 11 dias: 30-11= 19º dia
Período fértil: 9º ao 19° dia do ciclo.
Se a data da última menstruação for de 4 de janeiro, o período fértil será do dia 13 ao dia 23 de janeiro.

DIETA E ESTILO DE VIDA

UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PODE AJUDAR A MELHORAR A FERTILIDADE EM MULHERES COM DISFUNÇÃO OVULATÓRIA.
EVITE FUMAR, ÁLCOOL, CAFEÍNA.

FONTE: FOLDER ACHÉ JULHO DE 2011

Comentários

Postagens mais visitadas