Nutrientes

NUTRIENTES COM CAPACIDADE DE TURBINAR O FUNCIONAMENTO CEREBRAL, MELHORANDO O DESEMPENHO COGNITIVO, AMPLIANDO A MEMPORIA E ATÉ PREVENINDO DOENÇAS COMO ALZHEIMER.

PEIXES

Especialmente os de águas profundas, como salmão, atum, sardinha, arenque, cavala e truta, são ricos em ômega 3, um ácido graxo que o organismo não sintetiza e precisa obter da alimentação.
Segundo pesquisa realizada na Universidade Laval, no Canadá, o ômega 3 protege os neurônios contra os radicais livres. “Foi observado um risco 46% menor de desenvolver Alzheimer naqueles que consumiam peixe toda semana do que em pessoas que não ingeriam o alimento. Uma parte de cérebro é composta de cadeias poli-insaturadas de ômega-3. Portanto, os peixes são úteis no processo de desenvolvimento cerebral e no sistema nervoso em geral”, diz a nutricionista Fernanda Granja.

Quanto consumir?
Pelo menos 1 filé (100g), 2 vezes por semana

AZEITE

Mais uma vez, é o ômega 3 um dos agentes pré-memória. “Os ácidos graxos poli-insaturados regulam a energia no cérebro e são componentes das membranas das células nervosas e da bainha de mielina”, explica Bianca.
A bainha de mielina – capa que cobre parte dos neurônios, composta por 70% de lipídeos e 30% de proteínas – colabora com a rapidez dessa comunicação.
Como neurônios e bainha de mielina são formados por nutrientes vindos da alimentação, é fundamental manter os hábitos saudáveis para a transmissão dos impulsos nervosos.
Outras substâncias poderosas do azeite são a vitamina e os polifenóis, que agem como antioxidantes e previnem a degeneração das células cerebrais. “A vitamina E também tem ação contra doenças cardiovasculares”, complementa a nutricionista. Portanto, pode prevenir AVC (acidente vascular cerebral), exercendo função extra na proteção do sistema nervoso.
Quanto consumir?
2 colheres (sopa) do tipo extra virgem diariamente.
Dica: utilize o azeite apenas para regar pratos prontos. Levá-lo ao fogo transforma as boas gorduras em prejudiciais.

MAÇÃ

“É uma das principais fontes de fisetina. Segundo estudos realizados no Instituto Salk, nos Estados Unidos, esse fitoquímico favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória”, explica Fernanda.
A maçã também contém quercetina, um antioxidante que previne envelhecimento precoce e tumores.

Quanto consumir?
1 por dia

FRUTAS VERMELHAS

“A framboesa melhora o desempenho cognitiva e a memória, enquanto o mirtilo estimula a proliferação de células do cérebro”, revela Andréia. Esse grupo de frutas também é fonte de antioxidantes, protetores dos neurônios.
O mirtilo é a fruta mais rica em antocianina, pigmento que melhora a circulação sanguínea e previne AVC causado por coágulos.

Quanto consumir?
1 xícara (chá) de  framboesa, mirtilo, amora, morango ou cereja em dias alternados da semana.

OVO

“A gema do ovo contém colina, que participa da formação de novos neurônios, ajuda na reparação de células cerebrais e é precursora do neurotransmissor acetilcolina, essencial para a memória e o aprendizado”, afirma a nutricionista Fernanda Granja.
A colina é uma vitamina do complexo B e deve estar presente especialmente na dieta das gestantes, pois participa da formação do cérebro do bebê. “A capacidade de memória de um adulto é influenciada pela dieta da mãe durante a gravidez”, destaca a médica ortomolecular e nutróloga Tâmara Mazaracki

Quanto consumir?
1 ou 2 ovos por semana. Evite fritar o alimento: prefira a versão cozida.




FONTE DE PESQUISA: SUA SAÚDE.

Comentários

Postagens mais visitadas