Sarampo

OPÇÃO DE NÃO VACINAR A CRIANÇA AMPLIA
SURTO

Os casos de sarampo registrados no ano passado na cidade de São Paulo mostram o potencial danoso da opção individual da não vacinação.
Dos 13 casos confirmados no município, dez são ligados. O surto começou em uma creche no Butantã entre seis bebês menores de um ano (idade indicada para a primeira dose contra a doença).
A situação foi potencializada quando o vírus passou para quatro crianças com idade entre cinco e dez anos que não eram imunizadas – apesar de a vacina recomendada para a faixa etária.
Renato kfouri, presidente da Sbim (Associação Brasileira de Imunizações), lembra do impacto social da não vacinação. “Você tem todo o direito de não tomar vacina, mas a opção leva a conseqüências sociais, para os que não podem tomar vacina, e a maiores gastos do Estado para bloquear o surto.”

O QUE É O SARAMPO

Doença aguda, altamente contagiosa e transmitida por vírus diretamente pessoa a pessoa (por secreções do doente ao tossir, respirar ou falar).

SINTOMAS

FEBRE
CORIZA
CONJUNTIVITE
TOSSE
VERMELHIDÃO NA PELE

COMO SE VACINAR
Aos 12 meses
Primeira dose vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

Aos 4 anos
Segunda dose da vacina tríplice viral.

Adolescentes com idade entre 11-19 anos
Duas doses da vacina tríplice, para quem não tem nenhuma.
Quem já tomou está isento.

Adultos com idade entre 20-49 anos (mulheres) e 20-39 (homens)
Dose única da tríplice viral.

QUEM NÃO PODE SER VACINADO
Indivíduos que apresentam reações adversas graves a qualquer dos componentes da vacina, crianças menores de seis meses de idade e gestantes.

 FONTE: JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

Comentários

Postagens mais visitadas