Depressão

Como é?

Os sintomas da depressão são muitos variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações de sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
*Perda de energia ou interesse
*Humor deprimido
*Dificuldade de concentração
*Alterações do apetite e do sono
*Lentificação das atividades físicas e mentais
*Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora é comum o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

A IDENTIFICAÇÃO DA DEPRESSÃO.;

Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

TRATAMENTO

Terapia Psicológica e uso de medicação, se necessário. O médico recomendado para diagnosticar precisamente e orientar quanto ao uso da medicação é o psiquiatra.

Fonte: Revista ANAD NOV/DEZ DE 2011

            ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO

Comentários

Postagens mais visitadas